Oficinas Independentes

Em Novembro
8/11/2016 | 19h às 21h
PALESTRA O desafio de trabalhar com cinema em sala de aula

Compreendendo a educação em seu sentido amplo, as palestrantes apresentam o cinema como mediador no processo de aprendizagem em sala de aula. A utilização da tecnologia – tão presente na vida dos alunos –, respeitando as múltiplas linguagens da criança e do adolescente, constitui-se em um desafio por exigir pesquisa, conhecimento, cautela nas escolhas, capacidade de estabelecer relações e a formação dos educadores. Serão abordadas questões como motivações, dificuldades, processos de trabalho.

Ministrantes
Gilka Vargas e Iara Noemi
Cineastas, pesquisadoras e educadoras, encontram-se em atividade no mercado audiovisual desde 1996. Ambas participaram em mais de 40 projetos com diversos diretores e produtoras do RS recebendo alguns prêmios, dentre eles o Kikito de Melhor Direção de Arte Curta-Metragem em Gramado/2012. Em atividades de ensino, a partir de 1998 têm ministrado palestras, oficinas e cursos em diversas universidades, escolas públicas e privadas, entidades culturais, fundações e festivais de cinema no Brasil e no exterior. São colaboradoras do Núcleo de Cinema da Fundação Ecarta, em Porto Alegre onde, desde 2007, ministram cursos, oficinas e palestras, além de coordenar e supervisionar seu Grupo de Estudos – em andamento desde 2005.

Ficha de Inscrição
Estudantes e professores associados ao Sinpro/RS – R$ 10,00
Outros profissionais – R$ 20,00
Vagas limitadas.

Informações
51. 9941.0032 / 51 4009.2970 / secretaria@fundacaoecarta.org.br e contato@azymute.com.br

Obs. Será fornecido certificado.

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

3 e 4/12/16 | Sábado das 10h às 12h30 e 14h às 18h30 e, Domingo, das 14h30 às 18h
Direção de Arte: Construindo o visual do filme

O curso tem como objetivo proporcionar a introdução aos fundamentos teóricos e práticos que abordam as questões técnicas e artísticas essenciais à concepção, ao planejamento e à execução da Direção de Arte em um filme. Escolhas estéticas, processo, método, elementos, técnicas e instrumentos da Direção de Arte.

Direção de Arte: o que é e quem faz
O departamento da arte
O diretor de arte, um técnico e um artista
Construindo o visual do filme: Direção, Direção de Fotografia e Direção de Arte
A materialidade do filme
A concepção poética da Direção de arte
Elementos de trabalho: a ambientação, a caracterização visual do personagem, a cor, a textura e outros elementos
Métodos, instrumentos e o processo de trabalho do Diretor de Arte da pré-produção à filmagem
Traduzindo o roteiro para ideias e elementos visuais: escolhas e estratégias
Exercício com roteiro de curta metragem

Carga-horária
12 horas/aula

Público-alvo
Destina-se a pessoas interessadas em desenvolver o olhar e a compreensão da construção do visual de um filme sob o ponto de vista da Direção de Arte. Sem pré-requisito.

Ministrantes
Gilka Vargas e Iara Noemi
Diretoras de Arte, ambas atuam do mercado audiovisual desde 1996. Em cinema, participaram de projetos de longas, médias e curtas-metragens, com diversos diretores e produtoras do Estado. Em TV, realizaram peças publicitárias, institucionais, ficção, documentários, minisséries, sitcom e videoclipes, além de cenários para programas diários de emissoras locais. Desde 1998, dedicam-se ao estudo dos conteúdos teóricos da Direção de Arte em cinema. Em atividades de ensino, Gilka e Iara têm ministrado palestras, oficinas, cursos de extensão em diversas universidades no Brasil (Espm/RS, IPA/RS, UPF/RS, Unoesc/SC, PUC-RS, Unisc/RS, Ufrgs, Unisinos) e no exterior (Fundación Universitaria Bellas Artes, Medellín/Colômbia). Participam como colaboradoras do Núcleo de Cinema da Fundação Ecarta, em Porto Alegre. Em março de 2014, Gilka defendeu a dissertação “Direção de arte: um estudo sobre sua contribuição na construção dos personagens Lígia, Kika e Wellington do filme Amarelo manga”, com a orientação de Carlos Gerbase. Além disso, tem apresentado e publicado artigos vinculados à direção de arte em distintos veículos do meio acadêmico. Com vasta filmografia, a dupla já participou em mais de 40 projetos recebendo alguns prêmios, dentre eles o Kikito de Melhor Direção de Arte Curta-metragem em Gramado/2012 por Casa Afogada de Gilson Vargas

Ficha de Inscrição
Obs. A confirmação da matricula será efetivada mediante o pagamento na Secretaria da Fundação Ecarta ou por depósito bancário (dados serão enviados por e-mail inscrição no site). Será necessário enviar o comprovante de pagamento por e-mail.

Informações
51. 9941.0032 / 51 4009.2970 e contato@azymute.com.br

Investimento
Público em geral: R$ 360,00 – pode ser feito em duas parcelas, sendo que a primeira deverá ser paga no ato da inscrição(receberá por email os dados bancários) e a segunda na data de início do curso. Será concedido um desconto de 20% aos três primeiros que efetivarem o pagamento integral e de 10% para os que efetivarem até o dia 16/11.
Professores associados ao Sinpro/RS: além das condições acima têm mais 10% de desconto.
Observações:
Em caso de desistência com 48hs de antecedência serão devolvidos 80% do valor pago. O curso somente acontecerá se houver um mínimo de 10 inscritos.

Será fornecido para os participantes com 75% de frequência.

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Confira as atividades realizadas:

Informações e inscrições: 51. 4009-2970, das 10h às 18h.