Cultura Itinerante

Lançamento do CD Louca Viagem do Trem Imperial

Foto: Giovanna Pozzer
Lançamento do CD Louca Viagem do Trem Imperial | Foto: Giovanna Pozzer

A banda Trem Imperial apresentará em Pelotas seu primeiro álbum Louca Viagem, lançado em maio, em Porto Alegre. Andando no trilho que une o rock ao reggae, o disco tem 14 faixas, sendo que 10 são composições próprias (incluindo uma instrumental) e uma é regravação de Os Mutantes. As outras 3 tracks são vinhetas que interligam as canções, compostas por Dany López, o uruguayo que também gravou teclados no disco. Outros nomes importantes para a cena musical de Porto Alegre também contribuíram com as “viagens musicais” da Trem Imperial: Bruno Coelho nas percussões; Nicola Spolidoro, com solos de guitarra; e o tecladista Lucas Ricordi. Quem assina a arte gráfica do disco e a nova identidade visual da banda é Leo Garbin.

Louca Viagem é o resultado de sete anos de pesquisa, onde tentamos sintetizar sua vivência com reggae, rock, funk, psicodelia e música brasileira em faixas que se conectam entre si. O conselho é escutar de fone e no volume máximo”, recomenda Lucas Kinoshita, baterista da banda.

TREM IMPERIAL – Formada por Andrei Corrêa (vocal e guitarra), Filipe Narcizo (vocal e baixo) e Lucas Kinoshita (vocal e bateria), a Trem Imperial se formou em 2007, fruto da amizade dos integrantes, que na época cursavam faculdade de Música em Porto Alegre (RS). Grandes nomes como Os Mutantes, Bob Marley, Pink Floyd, Steel Pulse, The Police, Gilberto Gil e Os Beatles, influenciaram a busca por um som próprio e bem característico da banda. Em 2012, lançaram o EP Ser Feliz, com três faixas gravadas em Porto Alegre e mixadas e masterizadas em Londres, sendo uma destas faixas, uma parceria com os músicos NêKisiolar e Sander Frois, da banda gaúcha Chimarruts. Ainda no mesmo ano, foi lançado o DVD Chá das Cinco, gravado no Teatro Renascença, em Porto Alegre.

Em Junho

4/6/16
Eltrio

Foto: Roberto Grillo
Eltrio | Foto: Roberto Grillo

Formado por Leonardo Ribeiro (voz e violão), Claudio Sander (saxofone) e Giovanni Berti (percussão), Eltrio é o encontro dos três experientes e premiados músicos gaúchos, que aconteceu em 2007. Desde então, a parceria vem sendo tão fortalecida que os uniu em um grupo com repertório próprio, como as faixas Fronteiras e Latitude 33, e que também prestigia clássicos do jazz, da música latino-americana e da MPB.

Entre as homenagens, eles mostrarão arranjos e interpretações para obras de nomes consagrados, como John Coltrane e Tom Jobim. "O ELTRIO faz música do mundo com sotaque brasileiro e privilegia a fusão entre o regional e o universal, sintetizando o conhecimento, a originalidade e a musicalidade do País e da América Latina", explicam os artistas.