EXPOSIÇÃO

Sobre Amanhã
Foi somente após estabelecer as leis da mecânica que o homem entendeu que ações do presente engendram reações futuras. Desde então, o futuro tem sido motivo de muitas conjeturas. Sob a sombra de equívocos históricos, iluminados pela lanterna do progresso, imaginamos como o amanhã se revelará. Representamos na ficção o que friamente vislumbramos através da ciência. Desde o século passado, com o advento do cinema e da televisão, viemos preenchendo nosso imaginário de incertezas e fantasias do futuro com um repertório gigantesco. A possibilidade da verossimilhança, permitida pelos avanços tecnológicos da computação, só reforçou nossa coleção de guerras apocalípticas, sociedades distópicas, seres híbridos, colonizações espaciais, inteligências artificiais, clonagens. Todos sabemos como será nosso futuro.

Leo Felipe
Curador

Artistas: Alex Sernambi, Giancarlo Lorenci e Jander Rama.

Inauguração: 26/04, 19h


Local: Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)

Visitação: 27/04 a 10/06, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.


PERFORMANCE
Hypnorder’s Have a Nice Doomsday!


O artista Giancarlo Lorenci realiza a performance audiovisual Hypnorder’s Have a Nice Doomsday! no próximo dia 3 de junho, às 17h. O trabalho que integra a mostra Sobre Amanhã, em cartaz na Galeria Ecarta.  Lorenci fará mixagens sonoras ao vivo, criando uma “trilha” para fragmentos de filmes clássicos da ficção científica, selecionados por ele.

Entrada franca

Informações: 51 4009.2070

NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 
EXPOSIÇÃO Sobre Amanhã

Artistas e suas obras


Alex Sernambi apresenta parte da série de fotomontagens Ataque do sétimo céu. Herdeiro de um espírito punk típico de sua geração, Alex cria cenas extravagantes e cartunescas, carregadas de um artificialismo de Photoshop, que reproduzem a velha ameaça, absurdamente explorada pelo cinema, da invasão alienígena. A série remixa Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, antigos enlatados japoneses e filmes-catástrofe da década de 1970. Estão lá os prédios em ruínas, os robôs monstruosos e o raio laser destruidor. Os humanos, divididos entre o pânico e o prosseguimento de suas atividades mais corriqueiras, são representados por amigos do círculo pessoal de Alex, figuras conhecidas do ambiente cultural e da boemia, como o cineasta Jorge Furtado e os músicos Edu K e Flu (este último, profundamente entediado diante do ocaso, bebericando no boteco).


As gravuras de Jander Rama, que remetem a desenhos técnicos em seu fundo azul burocrático, apresentam projetos de ciborgues cujos corpos são funcionalizados com implantes de aparelhos eletrônicos. Ironicamente, aparelhos que parecem de modelos ultrapassados. Discutindo interações entre alta e baixa tecnologia, Jander utiliza tanto técnicas artesanais de impressão quanto digitais. O artista constrói imagens tecno-pseudo-científicas que brincam com a idéia de que podemos infligir em nossos corpos o mesmo tipo de arranjo que fazemos ao “tomar emprestada” a eletricidade do vizinho. Algo como um “gato” corporal, em que reciclamos uma velha filmadora no lugar de um olho ruim. Na tecnologia do enjambrado, o futuro é brasileiro.

Giancarlo Lorenci (Hypnorder DJ) editou uma colagem de beats eletrônicos, ruídos e texturas sônicas, criando uma atmosfera pop-retrô-futurista no espaço expositivo. Com sonoridades características da segunda metade do século XX, marcadas pelo uso de sintetizadores e outros meios eletrônicos, o artista e DJ busca “um sutil contraponto  às correntes apocalípticas de plantão, brincando com a idéia de fim do mundo de maneira irônica”. Giancarlo também vai realizar a performance audiovisual Hypnorder’s Have a Nice Doomsday!, que acontecerá no dia do encerramento de Sobre Amanhã, fechando a exposição apocalipticamente, em clima de festa de fim do mundo.


Confira fotos da abertura da exposição


Confira fotos da Performance Hypnorder’s Have a Nice Doomsday!

 Apoio:
  Província  
Gráfica e Editora Relâmpago
Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do RS

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)