EXPOSIÇÃO

Lição de Coisas

Reúne uma série de trabalhos da artista mineira Nydia Negromonte sob o título do antigo manual pedagógico catalão Lliçons de Coses, publicado em 1933, que ilustra atividades e costumes da vida social e familiar. Na mostra, as ilustrações extraídas do manual são justapostas a fotografias de família selecionadas pela artista, retratando diferentes situações de sua vida e de seus antepassados. Nelas podem ser identificados elementos similares presentes em um lado e outro da instalação. Um cesto de frutas, um cachorro, o noivo bebendo da taça de champanhe, o pico árido de um rochedo.

A desconcertante coincidência entre as imagens, imbuídas de sentido de exemplaridade científica, social e moral, e o tom prosaico ou privado das fotografias familiares, conferem a Lição de Coisas um humor delicado e intimista, provocando questionamentos: como é possível que situações tão distantes possam ser coincidentes no tema, na disposição, no caráter e nos gesto dos personagens? De que lado estão os aspectos ideológicos e os afetivos? Qual é o lado da moral e qual o da gratuidade? Para que servem, afinal, as coincidências na existência humana?

NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 


Sem pretensão conclusiva, com sua Lição de Coisas, Nydia se limita a abrir uma fresta para uma dimensão que os visitantes percorrem sozinhos na sala de exposição. É possível que se identifiquem com personagens estampados em cada lado. Fictícios ou reais, concentrados ou dispersivos, solenes ou descontraídos, eles reportam ao passado. Entre objetos e pessoas, vida que transborda e inverte convenções e discursos.

A mostra Lição de Coisas na Ecarta integra o Programa Artista Visitante (confira programação abaixo), do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que está sendo inaugurado com estes trabalhos.


EXPOSIÇÃO LIÇÃO DE COISAS
Artista e curadora Nydia Negromonte
Inauguração:
04/05
Visitação: até 12 de junho, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Informações: 51 4009.2070


PROGRAMA ARTISTA VISITANTE
Programação

CASA DAS VITAMINAS
Ação pública concebida e coordenada por Nydia no Parque Farroupilha, no dia 7 de maio, às 11h, junto ao chafariz central.

LABORATÓRIO COLETIVO GRAFIAS DO OUTRO
Desenvolvido por Nydia de 2 a 6 de maio, das 9h às 12h, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre (Avenida Erico Veríssimo, 307)

MINICURSO NA ARENA
No dia 2 de maio, das 18h às 21h, Maria Helena Bernardes e Nydia Negromonte ministrarão o minicurso “Centro/Sul: ações colaborativas no espaço urbano, na Arena Cursos (Rua João Telles, 379/102, Bom Fim). Maria Helena apresenta projetos colaborativos realizados na década 2000-2010, com enfoque em ações desenvolvidas no Projeto Areal. Nydia apresenta Casa das Vitaminas e Identificador, ações colaborativas que envolvem diferentes contextos, como passeios públicos, galerias de arte e funcionários de uma grande corporação. Serão debatedores desta ação: Melissa Flores, Leo Felipe e Ana Flávia Baldisserotto.


Fotos: Miguel Aun

Confira fotos da abertura da exposição
Fotos: Igor Sperotto

 

Confira a ao pblica CASA DAS VITAMINAS, do dia 7
Fotos: Igor Sperotto

 Apoio:
Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do RS

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)