Galeria de Arte
Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus)

A partir de um imaginário emprestado da ficção-científica, com seus discursos de pseudociência, o projeto foi concebido como uma exposição contendo uma série de performances que promovem o entrecruzamento de diferentes linguagens e meios artísticos. São trabalhos que se colocam entre as artes visuais, o vídeo, a performance, a música, a arte sonora, a literatura, a poesia, os quadrinhos e o teatro. Uma narrativa ficcional bem-humorada envolvendo insetos cientistas do futuro que investigam a ruína da Civilização Ocidental serve de pano de fundo para uma discussão sobre questões que abrangem sobretudo metodologias e práticas da pesquisa artística. “Imagine se, no futuro, em virtude de uma mutação, insetos adquirissem inteligência. E imagine se eles, que provavelmente sobrevirão aos humanos, decidissem investigar a falência do projeto civilizatório do Ocidente a partir de suas próprias ruínas. Insetos devem perceber o mundo de um modo muito diferente do nosso. Então imagine o tipo de conclusão a que uma investigação como esta chegaria”, comenta o curador e diretor artístico da Galeria Ecarta, Leo Felipe.

NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 

Prêmio Açorianos para Os Teóricos Artrópodes
A mostra Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo
Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus) foi a vencedora na categoria
Performance do Prêmio Açorianos de Artes Visuais, em cerimônia realizada nesta
segunda-feira, 5 de dezembro, em Porto Alegre.

Os Teóricos Artrópodes é uma realização de Alexandre Navarro Moreira, Celina
Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Leo Felipe, Giancarlo Lorenci, Luciano
Zanatta, Tula Anagnostopoulos e Zeca Azevedo. Foi inaugurada em março deste ano
na Galeria Ecarta, em Porto Alegre.

No ano passado, Um firme e vibrante não recebeu a premiação como melhor mostra coletiva e, em 2014, a Galeria Ecarta ganhou destaque em Espaço Institucional.


Prêmio Açorianos para Os Teóricos Artrópodes. | Crédito foto: Igor Sperotto Prêmio Açorianos para Os Teóricos Artrópodes. | Crédito foto: Igor Sperotto

Exposição Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus)
Participantes: Alexandre Navarro Moreira, Celina Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Leo Felipe, Giancarlo Lorenci, Luciano Zanatta, Tula Anagnostopoulos e Zeca Azevedo.
Local: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Abertura:11 de março de 2016, sexta-feira, 19h.
Visitação: até 24 de abril, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.
Informações: (51) 4009-2971 e www.ecarta.org.br
Entrada franca

EXPOSIÇÃO

Uma questão central no projeto é a tentativa de aproximação entre teoria e prática a partir de uma abordagem lúdica e colaborativa. Os Teóricos Artrópodes percebem a arte como uma ferramenta epistemológica tão importante quanto a ciência e compartilham das mesmas concepções de artistas ligados aos movimentos de vanguarda do século XX: privilegiam mais os processos investigativos que geram as obras do que a busca de resultados precisos.

Conforme explica o artista Chico Machado, a colaboração é fundada a partir da utilização de conceitos, operações criativas e princípios criadores comuns, buscando relações não ilustrativas e evitando a tradução de uma linguagem em outra. "Tais procedimentos são da ordem da colagem, do cut-up, da bricolagem e da associação livre de ideias. Assim, as relações entre essas diversas linguagens e estímulos se dão a partir da sua origem operatória comum, onde o acaso, a divergência, a estranheza e a intuição determinarão tais encontros”, resume.

Performances

A partir de 18 de março, todas as sextas-feiras, às 19h, os Teóricos Artrópodes promoverão performances que incluem manipulação de objetos sonoros, vídeo-performances, leitura e produção de relatórios, entre outras ações com participação de convidados.

Chico Machado performance para sensores e objetos 2015. | Credito: Leo Felipe Foto:
Chico Machado performance para sensores e objetos 2015.
Os Teoricos Artropodes | Credito: Leo Felipe Foto:
Os Teoricos Artropodes
Os Teoricos Artropodes | Credito: Leo Felipe Foto:
Os Teoricos Artropodes
Chico Machado performance para sensores e objetos 2015. | Credito: Leo Felipe Foto:
Chico Machado performance para sensores e objetos 2015.
Ruína da Civilização Ocidental | Credito: Leo Felipe Foto:
Chico Machado performance para sensores e objetos 2015.

 Apoio:
Província Província Província Gráfica e Editora Relâmpago
TORRE DE PIZZA

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)