EXPOSIÇÃO

OBJETO: SOM
abre a temporada 2011

A mostra reúne trabalhos de seis artistas que têm a exploração das sonoridades como ponto comum em suas investigações artísticas: Chico Machado, Guilherme Dable, Panetone (a.k.a. Cristiano Rosa), Giancarlo Lorenci, Fernando Bakos e o grupo de rock Damm Laser Vampires.

A curadoria é de Leo Felipe, gerente artístico da Fundação Ecarta.

Compõem OBJETO: SOM vídeos, objetos, instalação e desenhos. Alguns dos trabalhos demandam a participação do público. Também integrará a mostra uma série de performances, que acontecerão ao longo do período da exposição. A primeira delas será na abertura, com o artista experimental Panetone. No encerramento, dia 17 de abril, às 17h, a apresentação ficará por conta do trio punk Damn Laser Vampires.

Exposição - OBJETO: SOM
Inauguração: 19 de março de 2011, às 17h
Visitação: até 24/04/2011, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
E N T R A D A     F R A N C A
Informações: (51) 4009.2971



NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 


SOBRE A MOSTRA

No hall de entrada está a instalação Red Alert, na qual Giancarlo Lorenci utiliza cones de sinalização e sensores de presença, objetos apropriados do espaço cotidiano, deslocados de suas funções habituais. Deles, o público ouvirá sons relacionados a situações urbanas.

Na sala da direita, Chico Machado mostra dois dispositivos/aparelhos sonoros à manivela, além de vídeos destes objetos, discutindo a relação entre eles e a sua imagem, bem como a composição de sons em vídeo. Chico também projeta uma série de vídeos realizados em seu atelier sobre uma boia.

Na sala à esquerda, o resultado das pesquisas de Guilherme Dable, envolvendo desenho, som e performance, a partir dos registros do som e da ação que o provoca; Fernando Bakos apresenta dois objetos sonoros interativos, estabelecendo conexões entre a baixa e a alta tecnologia. Há também um audiovisual com ruídos de vídeo sobre uma base de sons gerados por uma composição randômica, problematizando a questão do ruído como aspecto de descontinuidade, interferência e alteração da informação, da narrativa e da linearidade.

PERFOMANCES

Dia 19/03
Panetone (a.k.a. Cristiano Rosa) apresenta seus objetos e instrumentos montados a partir do conceito de Circuit Bending, em que o artista provoca curtos-circuitos em instrumentos e objetos que emitem sons, alterando o uso, a natureza e a percepção destas sonoridades.

Dia 17/04 – Os integrantes do grupo de rock
Damn Laser Vampires, que além de músicos são quadrinistas e artistas gráficos, se instalam no centro da galeria e – tal qual esculturas vivas – mostram, em formato pocket show, seu artsy-punk-rock.

Panetone - Foto:Divulgação
Chico Machado - Obra Aparelhos Sonoros
Foto: Chico Machado
Guilherme Dable - Foto Guilherme Dable
Damn Laser Vampires - Foto: Marcello Demutti
Damn Laser Vampires - Foto: Marcelo Bertani


 Apoio:
Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do RS

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)