EXPOSIÇÃO

Notações pictóricas

As séries fotográficas Tableaux, de Mariana Silva da Silva, e Agenciamentos de Visita para Estudos de Composição – cena de gênero, de Fernanda Gassen, tecem aproximações pela via da pintura, nas quais notações pictóricas são atualizadas em contextos contemporâneos.

Em Agenciamentos de Visita para Estudos de Composição – cena de gênero, casas são visitadas para a elaboração das cenas a serem fotografadas. Tais residências nos situam temporalmente através dos objetos, do tipo de estrutura arquitetônica e das vestimentas das personagens, porém as composições das imagens são guiadas por dados relativos à história da arte, mais precisamente, à pintura de Johannes Vermeer.

No interior de nossos certames domésticos, por vezes, a atenção fragmentada nos afasta de fenômenos simples como a passagem da luz através da janela enfatizando cores e ambientes.

NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 


Contudo, o exercício fotográfico pode contribuir para a seleção de imagens corriqueiras, as quais se tornam interessantes quando são extraídas deste contexto. A Série Tableaux de Mariana Silva da Silva parece encontrar descanso no interior desta lógica, na qual a artista seleciona, de seu espaço cotidiano, cenas que remetem à pintura ou à escultura. Tal nomeação corresponde às poses fixadas dos tableaux vivants (quadros vivos), referindo-se a encenações não verbalizadas e sem movimento de pinturas e gravuras, muito recorrentes no século XVIII.

Nas séries, ações banais e corriqueiras são destacadas pela fotografia, podendo-se estabelecer uma relação com as cenas de gênero holandesas, na medida em que exploram atividades simples e familiares. A aproximação destas duas séries fotográficas se dá pela tensão entre o passado resgatado pela imagem e os dados do universo banal de uma residência atual. Desta forma, Tableaux e Agenciamentos de Visita para Estudos de Composição - cena de gênero articulam referências contíguas, onde são articulados dados pictóricos e a utilização do espaço cotidiano da casa.

*Selecionada pelo Edital Ecarta 2010.


Inauguração:
21 de agosto de 2010, às 11h.
Visitação: até 25/09/2010, de terça à sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20; domingo, das 10h às 18h
Local: Av.João Pessoa, 943 – Farroupilha – Porto Alegre
Informações: 51. 4009-2970


Fotos: Igor Sperotto



 Apoio:
Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do RS

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)