Galeria de Arte
Chico Machado: Aparelhos que fazem Zóing!

Financiada pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura/RS FAC), é a primeira da Fundação Ecarta a receber um projeto educativo, reforçando o papel formativo da instituição em sua articulação entre comunidade, artistas, estudantes e professores.

Chico Machado: Aparelhos que fazem Zóing! traz uma série de aparelhos sonoros, espécie de esculturas das quais se é possível obter sons pelo manejo de suas partes. Eles constituem um desdobramento das pesquisas de Chico Machado, que, desde a década de 1990, desenvolve trabalhos explorando a sonoridade, a visualidade, o movimento, bem como os modos de apresentá-los ao público.

Os trabalhos estão organizados em dois conjuntos. No primeiro, através de sensores fotoelétricos, os aparelhos são ativados pelo jogo de luz e sombra de um vídeo produzido especialmente para este propósito. Já no segundo, é interativo. Comporta uma série de dispositivos sonoros que podem ser manipulados pelo público por meio de um teclado acoplado a uma estação de comando. Desta forma, ao experimentarem os aparelhos e suas sonoridades, as pessoas têm a possibilidade de criar as suas próprias composições.

Abertura
13 de março de 2014, às 19h

Visitação
Até 11 de maio, de quartas a segundas, das 10h às 19h (domingos das 10 às 17h)
Na manhã do dia 26/3 - a Galeria Ecarta ficará fechada para manutenção - reabrindo às 12h do mesmo dia.


Visitas com mediador
Segundas, quartas e sextas, às 10h, 14h e às 15h30min

Encontro de Formação de Professores
15 de março, sábado, das 10h às 14h

Informações, inscrições e agendamento de visitas
51 4009.2971
www.facebook.com/galeriaecarta
#zoing

Local
Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 


AÇÕES EDUCATIVAS
Por meio da mediação e de outros eventos pedagógicos, pretende-se motivar a sociedade em geral e alunos e professores das redes públicas e privadas de ensino a envolverem-se com as produções estéticas contemporâneas. As ações serão desenvolvidas para proporcionar novos conhecimentos, percepções da realidade e possíveis articulações entre as múltiplas linguagens.


MANUAL
A partir de um manual de performance, desenvolvido especialmente pelo artista, o visitante poderá recriar experiência semelhante à vivida na mostra, utilizando materiais de fácil acesso. Uma versão impressa do material será distribuída gratuitamente ao público e também poderá ser acessada em www.ecarta.org.br e www.facebook.com/galeriaecarta. Neste ambiente virtual - ou através da tag #zoing - visitantes, artistas, professores e alunos também poderão compartilhar vídeos, fotografias e áudios. Assim, o projeto pretende explorar as novas possibilidades de penetração e comunicação por meio das redes sociais, como YouTube, Twitter, Instagram e Facebook.
O projeto educativo e o manual fundamentam-se na ideia de que a arte pode estar mais atrelada a uma ação do que a um objeto propriamente dito. Desta forma, pensando a arte como uma experiência, que envolve um conjunto de ideias e de fazeres, propõe-se que o próprio processo de criação e produção do objeto seja compreendido como uma atividade de arte.

ATIVIDADES PARA OS PROFESSORES
Dentre as ações propostas, estão visitas mediadas, encontros de preparação dos mediadores, formação continuada para professores (aberta a estudantes da área de artes) e atividades paralelas para a comunidade. 


Encontro de Formação – 15 de março, das 10h às 14h
Serão discutidas práticas e estratégias de mediação, ações sobre e a partir da mostra, e propostos exercícios práticos, ações sensibilizadoras e modos de aproximação com o fazer artístico de Chico Machado e com a exposição. Também serão oferecidas oficinas quinzenais com práticas de exploração do corpo, som, movimento e processo de criação. Inscrições encerradas.


Oficinas com mediador

Oficina SONS DO CORPO – 21 de março, das 14h às 17h | Inscrições gratuitas
A oficina propõe pensar nosso corpo como um “aparelho cinético” gerador de diferentes sons, tal como os aparelhos na exposição de Chico Machado. Entre os objetivos da atividade estão o conhecimento de algumas das capacidades sonoras do nosso corpo-instrumento, as diferentes características dos sons produzidos por ele, além da exploração de possibilidades de arranjos e de junção com outros corpos.
Ministrante
Ezequiel Viapiana – Licenciado em Música – Piano, UFPel – 2013, e em Estudos Artísticos, Universidade de Coimbra - 2012.
Vagas: 15.
Inscrições: por fone – 51. 4009-2971


Oficina FAÇA VOCÊ MESMO – 11 de abril e 9 de maio, das 14h às 17h | Inscrições gratuitas
Propõe a construção de “aparelhos” buscando a exploração do potencial sonoro de diferentes objetos que no seu uso habitual não são pensados como produtores de sons. A criatividade na construção dos aparelhos será estendida para a composição de um trecho musical combinando os diversos sons descobertos.
Ministrante
Ezequiel Viapiana – Licenciado em Música – Piano, UFPel – 2013, e em Estudos Artísticos, Universidade de Coimbra - 2012.
Vagas: 15.
Inscrições: por fone – 51. 4009-2971


Foto: Igor Sperotto
Workshop com Chico Machado | Foto: Igor Sperotto

Workshop com Chico Machado
Além da Disciplina: Alguns Processos E Procedimentos De Criação

Sinopse: No encontro o artista Chico Machado discutirá sobre a experiência da criação relacionada a diferentes linguagens como a sonoridade, a visualidade e a palavra escrita ou falada, o corpo e os objetos cotidianos.

Data: 12 abril 2014
Horário: 10h às 12h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico - Porto Alegre/RS)
Inscrições gratuitas pelo telefone: 51-40092971
(40 vagas)



Workshop com Chico Machado | Foto: Igor Sperotto

LANÇAMENTO
Catálogo da exposição

29 de abril, às 19h
Distribuição gratuita
Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre)
Entrada franca

 



SEMINÁRIO Reverberações Chico Machado: Aparelhos que fazem Zóing!
10 de maio, das 10h às 12h - Inscrições gratuitas

Com a participação de professores e estudantes que desenvolveram em suas escolas atividades a partir das visitas e demais atividades da exposição.

Apresentações já agendadas:
Educação Musical Corpo e Som, da Escola Cemet Paulo Freire, sob a orientação da professora Daisy Erig;
Exploração de Sons, E.M.E.F. Nossa Senhora do Carmo, sob a orientação da professora Kênia Simone Werner
Objetos Sonoros – Vivências na Sala de Artes, E.M.E.E.F. Prof. Elyseu Paglioli, sob a orientação da professora Márcia Wander.

Inscrições: por telefone (51) 4009.2971. Vagas Limitadas!


O ARTISTA
Chico Machado (João Carlos Machado)
é artista plástico, performer e professor de Artes Visuais, com mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuando também na área musical, realizou diversas exposições individuais e coletivas desde 1991. É professor do curso de graduação em Artes Visuais e do pós-graduação em Artes (especialização) do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Recebeu o Prêmio Aquisitivo no V Salão Nacional Victor Meirelles de Artes Plásticas, em Florianópolis, Santa Catarina (1997), o V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, destaque em escultura, em Porto Alegre (2011), e foi o vencedor do I Concurso Goethe de Artes Plásticas, em Porto Alegre (2000).


O CURADOR
Leo Felipe é jornalista e mestre em Teoria, História e Crítica de Arte pela UFRGS. É diretor da web rádio mínima.fm e gerente artístico da Galeria Ecarta, onde curou as exposições Objeto: Som (2011), Sobre Amanhã (2012) e Os Nau Caminhos (2013). Há mais de vinte anos tem se dedicado a projetos envolvendo música, literatura e artes visuais. Tem dois livros de ficção publicados Auto (2004) e O Vampiro (2006). É DJ residente das festas Pulp Friction e Antro, em Porto Alegre.


PROJETO EDUCATIVO – COORDENAÇÃO
Claudia Hamerski é artista visual, especialista em Pedagogia da Arte e mestranda em Poéticas Visuais, ambos pela UFRGS. Desenvolve projetos de ação educativa e formação de mediadores e professores, e, atualmente, está realizando uma pesquisa poética na linha de processos de criação. Dentre as mostras das quais participou, destacam-se o 10º Salão Nacional de Arte (Museu de Arte Contemporânea de Jataí/GO, 2011), o 19º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre (2010) e o Observatório 2010 do Centro Cultural Usina do Gasômetro em Porto Alegre.


 Apoio:
  Província  
Gráfica e Editora Relâmpago
Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do RS

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)