Galeria de Arte
Filmes de Afogamento


Videoperformances em diálogo com a fotografia e o cinema compõem a exposição de Luciano Scherer e Maira Flores. A série é um trabalho em andamento, a ser continuado e desenvolvido em novas e diferentes paisagens. Nos vídeos, além do corpo imóvel dos próprios artistas, o que se vê é um enquadramento fixo e um movimento de cena bastante leve, como um desdobramento da imagem fotográfica, continuamente em loop.

Cada vídeo é o último registro de um indivíduo e uma forma de resistência ao seu desaparecimento, tornado uma imagem sem fim – o que externa essa propriedade dicotômica da memória, presente na obra de ambos os artistas. Essas imagens semi-estáticas são como um retorno ao impossível, uma alegoria do terminar do tempo e sua contenção. De natureza multimidiática, a série manipula movimentos temporais: tem a suspensão do tempo por meio das imagens, e a expansão dele por intermédio dos vestígios.

Os objetos da instalação estão relacionados a cada vivência findada naquele instante capturado: um documento, um desenho, um bilhete, uma fotografia dobrada encontrada no bolso, as peças de roupa, um sapato que foi achado a quilômetros de distância, uma lata enferrujada, um relógio, uma notícia antiga e itens que dão indícios de onde foi o local do acontecimento. Cada peça representa um rastro de identidade e um elo com o passado, a sombra de uma história velada que se projeta e age como um dispositivo que amplia a noção de realidade dentro da obra.

O resultado visual do exercício, quando marcado por uma imagem infinita e pelos seus vestígios, propicia ao espectador a construção de suas próprias possibilidades de narrativas e uma reflexão acerca do que fica.

NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 

Exposição – Filmes de Afogamento
Artistas: Luciano Scherer e Maira Flores
Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Abertura: 12 de agosto, quarta-feira, às 19h
Visitação: até 13 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Informações: (51) 4009-2971 e www.ecarta.org.br
Entrada franca

etalhe do trabalho Pintaura etalhe do trabalho Pintaura etalhe do trabalho Pintaura
Filmes de Afogamento, Luciano Scherer e Maira Flores Filmes de Afogamento, Luciano Scherer e Maira Flores Filmes de Afogamento, Luciano Scherer e Maira Flores


Filmes de Afogamento
   


 Apoio:
  Província  
Gráfica e Editora Relâmpago
Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do RS

Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)