Projeto Cultura Doadora
Programao 2013



NOTA PÚBLICA
Repúdio à sanção
do Governo para
extinção das
fundações estaduais

Nome: 
E-mail: 
 
 
27/8/13 – PAINEL A formação de uma cultura doadora de órgãos e tecidos
Foto: Glaci Borges
José Camargo | Foto: Glaci Borges
O médico José Camargo, um dos principais nomes em transplantes da América Latina, abordará a doação de órgãos e tecidos, os doadores e a importância do desenvolvimento de uma cultura doadora no Rio Grande do Sul para a preservação da vida para estudantes e professores da Ulbra – Campus Guaíba. A atividade integra a Semana Acadêmica dos cursos de psicologia, educação física e pedagogia. Dr Camargo falará para professores e estudantes da Universidade e de instituições de ensino de Guaíba.

Local: Auditório da Ulbra/Guaíba

Promoção:
Fundação Ecarta
Ulbra/Guaíba

14/5/13 | 14h | PAINEL Cultura Doadora
O transplante, a demanda de doao, os doadores e a importncia da escola na formao do futuro doador. O mdico Valter Garcia, diretor da Unidade de Transplante de Rim e Pncreas da Santa Casa de Porto Alegre leva o tema da Cultura Doadora aos professores do 6 ao 3 ano do Colgio Militar de Porto Alegre.

Local:
Auditrio Colgio Militar de Porto Alegre

Promoção:
Fundao Ecarta

download Fotos Do Evento

Dias 24 e 25 de abril | das 18h s 21h | Oficina Ensaio Teatro Espontneo para professores
Ministrada pelo ator, dramaturgo, diretor de teatro e especialista em Psicodrama Artur José Pinto e equipe, a oficina apresentará os conteúdos específicos do Teatro Espontâneo para o trabalho efetivo do tema Cultura Doadora. A metodologia aproveita a experiência dos professores participantes, suas bagagens artísticas e pedagógicas, a fim de se criar a estética do trabalho que será proposto nas escolas. Os encontros são dinâmicos. As técnicas serão vivenciadas. O material teórico será distribuído, para melhorar o aproveitamento do tempo.

Carga horária: Será fornecido certificado com carga horária de seis horas.

Local: sede da Fundação Ecarta, em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 943)

Inscrições: gratuitas.

Vagas Limitadas
 
09/04/13 | 19h | PAINEL - Os professores e a formação de uma cultura doadora de órgãos e tecidos
Foto: Arquivo pessoal
José Camargo | Foto: Arquivo pessoal
A escola e os professores sempre foram referência na definição de valores e na formação de uma consciência humanista na sociedade. A doação de órgãos e tecidos é uma prática que precisa ser desenvolvida a partir da abordagem pedagógica do tema. Para contribuir na reflexão e na qualificação dos professores e futuros professores no envolvimento desta temática, a Unisc e a Fundação Ecarta estão trazendo a Santa Cruz do Sul o pioneiro e um dos principais nomes em transplantes da América Latina, Dr. José Camargo.

Local:
Auditório Central da Unisc

Promoção:
Núcleo de Educação Básica e Curso de Pedagogia da Unisc
Fundação Ecarta

download Fotos Do Evento



04/04/13 | 19h Apresentao de propostas de abordagem do tema em sala de aula
Lançamento e apresentação de materiais e propostas de abordagem temática da doação de órgãos e tecidos na atividade pedagógica e curricular na educação básica.

downloadEducação infantil e anos iniciais – A pedagoga, especialista em Psicopedagogia e atriz Márcia do Canto elaborou uma abordagem para alunos de educação infantil e anos iniciais. A ideia é trabalhar, de forma mais ampla e lúdica, a doação e seus alicerces, que são generosidade e ética.

downloadEnsino médio – O ator, dramaturgo, diretor de teatro e especialista em Psicodrama Artur José Pinto dedicou-se a dinâmicas para o ensino médio. Utilizou técnicas do teatro espontâneo, possibilitando que os alunos criem as soluções sobre como abordar o tema da doação.

downloadPúblico alvo: professores, coordenadores pedagógicos e gestores das instituições de ensino das redes públicas e privadas.

download Fotos Do Evento
 
Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51-4009.2970
© Copyright 2005 - 2011 Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)