Cursos e Palestras de

Em Abril

5/4/17 | 19h30
O VINHO E SUAS RELAÇÕES
O prazer de escrever, degustar e aprender

Paulo Umpierre, empresário e consultor, sempre teve como sua paixão os bons vinhos, suas histórias e curiosidades. Já esteve em diversas regiões de vinho pelo mundo e, há seis anos, publicou o Blog do Umpierre, com comentários sobre o tema, relatos de eventos. Atualmente, participa do projeto Winemaker, da Vinícola Miolo. Paulo apresentará um pouco da sua paixão, momentos marcantes e alguns vinhos diferentes, que contam muitas destas histórias.

João Portugal Ramos Branco, Portugal
Duorum, Portugal
Pinot Noir, Borgonha, França
Chianti, Itália
Don Thomaz e Victoria, Campanha Gaucha

18/4/17 | 19h30
O VINHO E SUAS RELAÇÕES
As boas coisas da vida: viagem, paisagem, vinho e amor. Uma ida de carro a Mendoza

A jornalista Lilian Lima apresentará um relato de uma viagem de carro a Mendoza, oeste da Argentina, nas bordas da Cordilheira dos Andes. Pólo de produção de vinho e azeite. Dicas, vinícolas que visitou, paisagens que conheceu, entre outras trocas de experiências. Apresentação será acompanhada pela degustação de cinco vinhos bem representativos desta terra maravilhosa.

Ministrante
Jornalista Lilian Lima, do site As Coisas Boas da Vida

Em Março

9/3/17 | 19h30
UVAS, TERROIRS E VINHOS
As grandes mulheres do mundo do vinho

Celebrando o Dia Internacional da Mulher.

Maria Amélia Duarte Flores

Surpresa

23/3/17 | 19h30
UVAS, TERROIRS E VINHOS
Vamos falar de Vindima

O tempo da colheita de uvas, uma grande festa que valoriza a cultura e a tradição. É época de celebrar a colheita do fruto que dá origem ao vinho.

Ademir Brandelli, da Don Laurindo

Vinhos do Brasil

Em Janeiro

19/1/17 | 19h30
Atividade especial de verão
Um passeio pelo mundo da cerveja

Venha conhecer mais sobre este universo apaixonante do mundo das cervejas. Tipos, estilos, elaboração e dicas de combinação.

Julio Cesar Kunz
Engenheiro de Alimentos com mestrado em Marketing do Vinho. Descendente de família imersa no mundo dos destilados e vinhos, há mais de quatro gerações, hoje é um dos proprietários da Petronius, que elabora a Schatz Bier, em Caxias do Sul.

PETRONIUS
A sede está situada em uma propriedade de rara beleza no interior de Caxias do Sul, em São Valentim da 2ª Légua. Uma região cercada pela natureza, onde o história e contemporaneidade estão em perfeita harmonia. Na propriedade, encontra-se também a casa mais antiga da cidade, construída pelos primeiros imigrantes italianos em 1876. A capacidade de produção é de 100 mil litros de cerveja e 20 mil litros de destilados por mês, com laboratório próprio de análises químicas, e uma linha automatizada de envase. A planta industrial é totalmente sustentável. A água utilizada na elaboração das cervejas e destilados é 100% proveniente da chuva. Já o calor produzido pelos equipamentos é procedente de lenha de reflorestamento. E todos os resíduos da fábrica passam por tratamento para sejam utilizados para outras finalidades.

Schatz Bier Blond
IPA
Helles
Scot
Muskat

5/1/17 | 19h30
Atividade especial de verão
Vinhos Rosés

Os vinhos rosés fazem parte da história da humanidade. Antes das descobertas de técnicas mais avançadas de vinificação, grande parte dos vinhos consumidos no mundo era rosé. Basta amassar as cascas na hora da colheita, deixar um pouco em contato com o mosto e os tons rosados já passam para o futuro vinho. O segredo é a condução desta fermentação, os delicados detalhes que podem garantir tons incríveis ou desabar para cores marrons, laranjas, pela facilidade da oxidação. Vamos quebrar os preconceitos provando e entendendo mais sobre este universo.

Vinicius de Miranda Santiago, sommelier

Degustação
Cinco vinhos, entre espumantes e clássicos, do Brasil e exterior.

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Confira as atividades realizadas:

Informações e inscrições: 51. 4009-2970, das 10h às 18h.