ABRIL/2007
Associação Comunitária Campo da Tuca, de Porto Alegre, recebe livros
No dia 11 de abril, a coordenadora do Núcleo de Linguagem da Fundação Ecarta, Fátima Áli, entregou a Antônio Mattos, da direção da Associação Comunitária do Campo da Tuca (ACCAT), entidade filantrópica de Porto Alegre, um montante de livros. Foram repassados 30 obras de literatura infantil; 40 de literatura jovem e adulto; 50 revistas e aproximadamente 200 livros em mau estado para reciclagem; 70 revistas de informação e 10 livros didáticos das áreas de Educação e Pedagogia.

A ACCAT conta com um Telecentro de Informática, o Galpão de Reciclagem, onde se recicla papel; o Ponto de Cultura e a Creche Comunitária, que recebe apoio financeiro e pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

A parceria da Fundação Ecarta com a ACCAT trabalha em três frentes: a formação de um acervo de livros infantis para a Creche Comunitária; um acervo de livros didáticos e paradidáticos para os professores de Educação Infantil; e de um acervo para atender as famílias do bairro. A iniciativa não se encerra na formação dos acervos, mas realiza atividades para a formação de leitores. A ACCAT está localizada na Rua D, 200, Vila Campo da Tuca – Partenon, em Porto Alegre, RS.

As obras doadas provêm da campanha permanente de arrecadação de livros da Fundação Ecarta - Campanha Livro é para Ler, que tem como fim, justamente, o repasse para instituições carentes, associações comunitárias, asilos, creches, enfim: instituições em que esses livros serão de fato importantes. Livros e revistas em mau estado de conservação são doados para a reciclagem de papel.