MARÇO/2006
Fundação Ecarta repassa mais de dois mil livros a entidades carentes
Foto: Tânia Meinerz

A Fundação Ecarta fez o repasse, neste mês de março, de mais de mil livros a entidades carentes. Em Porto Alegre, quatro entidades foram selecionadas: o Centro de Reabilitação São João Batista, o Centro de Formação Professor Murialdo; a Biblioteca Pública Romano Reif e a Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Protásio Alves. Os livros, sobre os mais diversos campos do conhecimento, foram separados de acordo com o interesse de cada instituição.
Em Porto Alegre, a doação foi feita pelo presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, o presidente do Conselho Curador, Sani Cardon, e o colaborador da Fundação Ecarta, professor João Luiz Steinbach, diretor do Sinpro/RS.

O Centro de Reabilitação São João Batista foi instituído por Dea Coufal no final da década de 30, quando algumas crianças que sofriam de paralisias eram abandonadas pelos pais. Dea passou a recolhê-las e fundou a instituição. Promover a habilitação e recuperação de crianças portadoras de necessidades especiais é a missão da entidade. Foram doados 170 livros didáticos de ensino fundamental para a biblioteca da entidade, que vive da ajuda e colaboração de todos.

O Centro de Formação Professor Murialdo possibilita, aos adolescentes e jovens da região, o acesso a escola, esporte, lazer, profissionalização, atendimento social e religioso. O centro possui diversos tipos de atividades e projetos, entre eles o Telecentro Murialdo e o Projeto Esportes. 258 livros com temas de crítica social e política foram entregues à entidade.

A Biblioteca Pública Romano Reif foi fundado em 1994. Ela funciona como um centro comunitário, que integra os moradores da região e oferece cursos e atividades. Fornecer um espaço público de qualidade como instituições particulares é o objetivo da biblioteca. Foram doados 362 livros de educação a biblioteca.

A Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Protásio Alves funciona desde 1981. Ela atende aos moradores da região, que passam de 7 mil moradores. Ela conta com uma biblioteca, onde se fazem trabalhos, consultas e leituras. Palestras e outras atividades, como ginástica, massagem e yoga também são oferecidos gratuitamente. Foram entregues 335 livros de literatura à entidade.

Março/2006
Patronato Agrícola, de Santa Rosa, recebe mais de 100 obras

A Fundação Ecarta entregou ao Patronato Agrícola, de Santa Rosa, mais de 100 livros doados pela comunidade de Santa Rosa e região para a Campanha Livro é para Ler. As doações foram realizadas na Aula Inaugural 2006, promovida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), no dia 2 de março, com palestra do filósofo Frei Betto. A entrega dos obras ocorreu no dia 31, pelas professores Naíma Marmitt Wadi, Rosane Fritz de Almeida e Maria Alice Canzi Ames, diretoras do Sinpro/RS - Regional Santa Rosa. Os livros são de conhecimento geral, didáticos e de literatura infantil, infanto-juvenil e adulto.